segunda-feira, 27 de junho de 2011

Buscai primeiro o reino de Deus e o mais....virá

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6:33).

Tenho avaliado minha vida ultimamente quanto a isto e vendo o quanto tenho invertido minhas prioridades buscando muitas coisas antes do reino. O engraçado é que Deus promete que tudo o mais me seria acrescentado.
Tenho aprendido que grande parte das minhas preocupações surgem pelo fato do descumprimento deste versículo. A ansiedade e preocupação aparecem quando ao invés de priorizar o Reino de Deus onde a paz reside, busco a satisfação em outras coisas.

Esta inversão se dá a maioria das vezes de maneira sutil, pensamos estar fazendo algo absolutamente normal, geralmente socialmente aceito e acabamos nos enrolando com preocupações motivadas por necessidades que não precisamos alimentar, por exemplo necessidades motivadas por competição com outra pessoa, necessidade de ser aceito por todos, medo de receber não como resposta, etc.

Vamos pensar mais sobre o que temos alimentando como prioridades.

Precisamos de promessas para viver

O conhecimento das promessas de Deus escritas na Bíblia a nosso respeito são absolutamente necessárias para a vida de todo cristão saudável.
As promessas são nossa segurança, as quais nos ajudam a passar pelos desafios de nossa vida cotidiana sem esmurecer. No momento da dificuldade, da prova, a lembrança da promessa nos dá a esperança que precisamos para permanecer firmes em nossa fé. Vejamos como Abraão, nosso pai na fé, agiu enquanto esperava a concretização da promessa que Deus havia lhe dado:

“ Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus” (Rm 4:16-20)
Abraão sabia que Deus é quem tinha empenhado sua palavra e portanto poderia confiar que a mesma iria se cumprir.

Em Mateus, Cristo estimula que mesmo nós, adultos, tenhamos espirito como das crianças. Pensei muito sobre isto e cheguei a conclusão que um dos motivos para isto é que as crianças confiam totalmente em seus pais e esperam neles. Meus desafio ultimamente tem sido confiar todos os meus problemas a Deus e contar com ele como parceiro no meu dia-a-dia. Com Deus no time somos sempre maioria!!!

A imagem que devemos ter de nós mesmos deve ser sempre a imagem que o Pai fala de nós e não aquela que nossos sentidos nos alimentam. Só me responda uma pergunta: Quantas vezes descobriu que pensava algo de forma equivocada sobre si mesmo?
Nossos sentimentos por vezes nos pregam peças, por isto que a fé não esta baseada nas coisas que vemos ou em nossos sentidos, mas nas promessas de Deus.

Estamos em um processo continuo de amadurecimento. Uma criança com 3 meses não sabe andar, porém isto não quer dizer que a mesma nunca andará, precisamos de tempo para crescer e enquanto a hora não chega, confiamos em Deus que a mesma chegará.

As promessas são nossas garantias. Vamos descobri-las juntos.

Deus continue os abençoando e dando sabedoria.